Homilia, Missa Pro Eligendo (03/06/2022)

Eminentíssimos senhores Cardeais-Eleitores,
estimado povo de Deus, saúde, paz e lhes conceda Deus todas as bênçãos.
Estamos reunidos, mais uma vez, para suplicar ao Espírito Santo para que nos envie um novo Pontífice, um novo Pedro para que venha guiar a igreja. Nesta sexta-feira, cuja memória do Pentecostes antecipamos para esta Celebração, desejo exprimir alguns pontos referentes às leituras.

Caríssimos: Na primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, podemos ver a primeira unidade da Igreja; muitos proclamavam as maravilhas de Deus nas línguas de todos os povos que os escutaram, onde a missão era uma só: Ide pelo Mundo e anunciai o Evangelho. Em síntese, respondemos a esta leitura com o Salmo, suplicando ao Espírito Santo que venha e renove a face da terra - cujo lema era usado pelo nosso predecessor, o papa emérito Inocêncio VI.

Chama-me à atenção um dos versos recitados no salmo: ''Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!'' Esta citação dá-nos a base de estarmos aqui, pois, somos verdadeiramente uma obra de Deus - tal confirmação diz na parte em que se cita as criaturas. Nós somos essas criaturas; batizados, renascidos na Fé e Crismados, rumo à pátria bem-aventurada que é o Céu.

Já antecipando o Evangelho o apóstolo S. Paulo ratifica a importância da unidade e da verdadeira comunhão, por que em Cristo nós  fomos constituídos ''para formarmos um único corpo, e todos nós bebermos de um único Espírito.'' Poucos percebem a importância desta leitura, contudo, ela recorda a importância da nossa verdadeira crença e Fé: Manter-se unidos em uma só Comunhão.

Ninguém percebe que a Igreja de Cristo está a desfragmentar-se, que o verdadeiro propósito está a perder-se por uma só coisa: Os cargos e os poderes. Ninguém percebe que estamos ao contrário do verdadeiro compromisso, que é Evangelizar! E ninguém percebe o que realmente escreve São Paulo, porque infelizmente, os soberbos preferem desviar-se e seguir os seus orgulhos, do que viver em unidade e em um só rebanho, conduzido por um só Pastor.

O Evangelho é resumido em tudo isto: O Pentecostes. Todos os dias acontece o Pentecostes na Igreja, no coração daqueles que realmente querem receber o Espírito Santo e dos que levam o compromisso seriamente; os nossos primeiros pioneiros, os Santos Apóstolos, receberam o primeiro Pentecostes. E nós? Estamos preparados para receber um novo Pentecostes? Se não estamos, preparemo-nos, nunca é tarde para receber o Espírito Santo e nos enviar em Missão.

É a isto que vos exorto, meus irmãos cardeais: Crer e Viver; O Espírito Santo, com certeza descerá sobre as nossas cabeças - como desceu sobre a dos apóstolos - e elegerá o novo Romano Pontífice. Para quê? Para que a Igreja seja conduzida neste Fogo alegre, o Fogo radiante que ilumina toda a Igreja e é proclamado através do Círio Pascal que tanto iluminou as nossas Celebrações Pascais.

Rezemos... Rezemos para a unidade da Igreja e pelo novo Pontífice que há de ser eleito, para que, em obediência, formemos um só. Assim seja.


Comentários